Tiago ao escrever sua epistola esta
relacionando uma serie de homilias com a proposta de uma lembrança da lei,
enfatizar a maturidade cristã, as dimensões e cosmovisões da vida cristã, que fica
assinalado como ho trochostes geneseos (
todo o curso de sua vida). Assim Tiago filho de Alfeu vai se posicionando
sobre como deve ser administrada a vida cristã. Com isto. O autor vai
desenvolver em sua carta, orientações e exortações sobre as circunstancias
vivenciadas na vida diária e como deve o cristão administrar.
Seu enfoque teológico referente à fé e
obras, é pautado por sua defesa que a fé
autentica deve ser evidenciada em obras; não sendo a favor de uma fé sem gerar
ações que lhe marquem, empregadas no exercício da vida cristã. Assim inicia o
seu debate teológico com o posicionamento de Paulo, pois Tiago vai defender a
justificação pelas obras confrontando com a posição de justificação pela fé
defendida por Paulo. Mas na verdade Paulo e Tiago estão falando de coisas
diferentes; pois Paulo enfoca a justificação como declaração por Deus de nossa
retidão e Tiago da demonstração da nossa retidão. Tanto Paulo como Tiago está referindo-se a
retidão do pecador diante de Deus, mas assim Paulo esta dando uma atenção a
recepção dessa condição inicial; já Tiago ira verificar como esta condição é
vindicada perante Deus no juízo. Assim não seria um debate teológico, que fica
evidente, mas posicionamentos que tem enfoques diferentes, dentro do mesmo
termo dikaioo ou justificar.
A proposta desenvolvida em sua carta por
Tiago, dentro de uma apologia a uma vida cristã fecunda, fica ressaltando por
suas averbações dentro de temas como a “língua”, um membro que pode apagar ou
incendiar, causando um beneficio para a vida ou contundente malefício. Tiago
vai desenvolvendo em cada capitulo ou assunto tratado uma harmonização
teológica; pautando em muitos pontos sobre o legalismo ao qual somos
confrontados em muitas áreas.
A visão desta epistola para a Igreja tem um
direcionamento tríplice, ou seja, condições para vida cristã produtiva; a
religião e o legalismo, o cristão e seu envolvimento com a família, sociedade e
Igreja. Portanto Tiago neste cinco capítulos prove os elementos que conceituam
a atuação do cristão em todos os ambientes.